Gisele Borges Rodrigues
Psicóloga Clínica / Orientadora de Carreira
Infantil / Adolescente / Adulto
CRP 06/372148
Psicóloga – UNISA – Universidade Santo Amaro
Comportamento Suicida – Avaliação e Manejo – Artmed
Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental
O QUE NOS AFETA VERDADEIRAMENTE NÃO SÃO OS ACONTECIMENTOS E SIM COMO LIDAMOS COM ELES.
Precisamos compreender em sua totalidade as diferenças entre pensamentos e sentimentos.
A Terapia Cognitivo Comportamental - TCC, é um processo psicoterapêutico que facilita e permite identificar e mudar padrões de pensamento disfuncionais ou perturbadores que têm uma influência negativa em nosso comportamento e nossas emoções. Oferece uma possibilidade para mudar os padrões de pensamentos, comportamentos, crenças e emoções que causam problemas. Com a TCC é possível mostrar que, o que tem influência direta sobre nós não são acontecimentos e situações diárias, mas sim a forma que interpretamos e interagimos com cada uma dessas situações.
Sendo assim, ao analisar suas próprias experiências, o paciente chega à conclusão de como surgem os pensamentos, como eles são assimilados, quais são os gatilhos para estes pensamentos e como se sente ao ter determinados pensamentos.
Esses pensamentos podem facilmente desencadear uma série de fatores emocionais e físicos que interferem em diversos âmbitos da vida pessoal e profissional de cada indivíduo.
Terapia Cognitivo Comportamental, tem como objetivo, identificar e corrigir esses pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas. É um processo cooperativo de intervenção terapêutica e resolução de problemas entre terapeuta e paciente.