Terapia Cognitivo Comportamental
Terapia Cognitivo Comportamental (ou TCC) é um tipo de tratamento psicoterapêutico que ajuda as pessoas a aprenderem a identificar e mudar padrões de pensamento destrutivos ou perturbadores que têm uma influência negativa no comportamento e nas emoções, e oferece uma solução rápida para mudar os padrões de comportamento, crenças conscientes e inconscientes, incluindo atitudes e pensamentos que causam problemas graves. É uma abordagem estruturada, estabelecida a partir da colaboração entre terapeuta e paciente.
O objetivo da TCC é nos mostrar que o que tem influência sobre nós não são diretamente os acontecimentos e situações diárias, mas sim a forma que interpretamos cada uma dessas situações. A Terapia Cognitivo-Comportamental reinterpreta os elementos que geram as emoções negativas. Tem como princípio básico a proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas incomuns de processar informação.
A TCC sugere que uma mesma situação possa ser compreendida sob diversos pontos de vista, a partir de uma nova abordagem, cria-se mecanismos lógicos para auxiliar o paciente na gestão de situações que geram sofrimento, e pode ajudar as pessoas a identificar e desconstruir padrões de pensamento difíceis ou prejudiciais, levando a resultados positivos para suas emoções e comportamento.
Usando técnicas específicas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode-se substituir padrões de pensamento problemáticos por outros mais positivos ou úteis, ajudando a reformular a perspectiva e ver os desafios da vida de uma nova maneira.
Este tratamento psicoterapêutico pode ajudar com uma ampla gama de problemas de saúde mental, incluindo:
- Pensamentos ansiosos;
- Transtornos de ansiedade;
- Depressão;
- Abuso de substâncias ou transtorno por uso de substâncias;
- Distúrbios alimentares;
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
- Fobias
Qualquer pessoa pode fazer a TCC, seja como tratamento coadjuvante para os diversos tipos de transtorno mentais como também para dificuldades na vida profissional, acadêmica, amorosa e social, principalmente aqueles que dependem de uma nova interpretação de eventos que desencadeiam comportamentos padrão ou repetitivos.
Pode ser aplicada em adultos e adolescentes, e ainda em sessões individuais ou terapia de casal.
A eficácia da TCC está diretamente ligada à pré-disposição do indivíduo, estando aberto e disposto a aplicar seu tempo e seus esforços para compreender suas emoções e pensamentos recorrentes.
A grande vantagem da TCC é sua aplicação curta e em tempo determinado. Cada indivíduo terá seu nível de resposta conforme sua dedicação a terapia e empenho em solucionar e resolver seu sofrimento.
Para agendar uma avaliação, marque uma consulta com a profissional especialista da nossa equipe, Gisele Borges.